Travessa Ubirassanga, 42 - São Paulo-SP 11 5096-1900
Marambaia

Marambaia

Marambaia

Localizado no município de Vinhedo, a 75 km de São Paulo e 30 km de Campinas, o Marambaia é o maior condomínio residencial da América Latina e conta com uma população aproximada de 6.000 pessoas distribuídas em 1.818 lotes em uma área total de 2.637,712 m2. O sistema viário é de aproximadamente 40 km com 79 ruas para locomoção dos moradores. O condomínio ainda possui 2 portarias de acesso de veículos, 3 portões de acesso de pedestres e 15 guaritas de observação, distribuídos em uma área perimetral de aproximadamente 10 km.

Para cuidar de todo o sistema de monitoramento e manutenção necessária, o Marambaia firmou parceria com o CTC – Centro de Tecnologia de Campinas, que implantou melhorias e novas tecnologias na segurança do condomínio, com o objetivo de garantir a tranqüilidade dos condôminos.

A solução apresentada pelo CTC, conta com um total de 36 câmeras instaladas, sendo 15 nas portarias e 21 no perímetro do condomínio. Duas são Câmeras PTZ, que por serem controladas à distância por controle remoto ou joystick, possibilitam um monitoramento de uma área maior e com muito mais qualidade. As imagens geradas por essas câmeras são transmitidas até a central de monitoramento através de fibra óptica e sistema wireless (comunicação sem fio).

Para garantir o monitoramento completo e eficiente, o CTC optou pelos gravadores VPON, da Bycon por ser uma solução com alta tecnologia em gravação e gerenciamento de imagens. “Os DVRs VPON possuem alta estabilidade, com baixíssimo consumo de banda, são totalmente customizáveis e de fácil manuseio. As imagens são gravadas e gerenciadas, sem risco de alterações, em uma única central de monitoramento que funciona 24 horas todos os dias da semana. Com a otimização desse processo, o trabalho do profissional de segurança foi facilitado, proporcionando ações mais rápidas diante de qualquer acontecimento”.

O projeto implantado pelo CTC ainda inclui as torres de rádio freqüência que estão localizadas em pontos estratégicos no interior do condomínio, captam e transportam as imagens que são enviadas para a central de monitoramento que fica localizada em área restrita próximo à administração. Para garantir a integridade dos equipamentos e a funcionalidade do sistema por Rádio Freqüência, foi realizada, pelo CTC, uma reestruturação na parte elétrica das torres, evitando danos causados por raios e outros problemas elétricos.

Veja case completo, visualizar